ARTIGO

Possibilidades e desafios da cadeia do

leite no Rio Grande do Sul

O RS possui a segunda bacia leiteira do país, ficando atrás, apenas, de Minas Gerais. A nossa produção equivale a 12,5 milhões de litros/dia, mobilizando mais de 199 mil famílias de produtores. A cadeia possui elevada importância para a economia de aproximadamente 94% dos municípios gaúchos, gerando emprego e renda de maneira descentralizada.

Entre os desafios, está a possibilidade de concentração de todo processo produtivo e de industrialização em poucas indústrias, ou mesmo, uma internacionalização arriscada que pode colocar em jogo a base produtiva no RS, formada em sua maioria por pequenas unidades familiares. Políticas públicas como o PRODELEITE, o Fundoleite e o Instituto Gaúcho do Leite (IGL), constituem-se como instrumentos de indução deste importante setor, e apontam na perspectiva de uma política de Estado para atividade leiteira.

O governo Sartori, diante de sua incapacidade de apresentar uma estratégia de médio e longo prazo para a economia, ameaça este setor com sua visão de redução das políticas públicas. O PL 214, que prevê a redução de créditos presumidos, e a decisão tomada no dia 28 de dezembro, rompe o convênio com o IGL e não repassa os recursos do Fundoleite para o Instituto Implementar.

Como agricultor, engenheiro agrônomo, cooperativista e deputado estadual, atuo na Assembleia Legislativa como militante do setor leiteiro e da agricultura familiar, para evitar este conjunto de retrocessos. Além disso, o desmonte da estrutura pública e a temerária tomada de decisões, submetidas às decisões do Estado e de alguns poucos grandes produtores, nos impõe a luta para ampliar o significado do papel estratégico do leite para nossa economia, buscando a ampliação de recursos, e mercados para os produtos gaúchos, tendo como prioridade a produção leiteira das pequenas propriedades familiares.

Zé Nunes, Deputado Estadual

*publicado originalmente no Jornal do Comercio

 

 

Publicado em 04/01/2017 às 09:55

Zé Nunes, Deputado Estadual *publicado originalmente no Jornal do Comercio

BANCADA / zenunes

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Edegar Pretto

Presidente da Assembleia Legislativa

Edegar Pretto

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada