ESTRADAS RURAIS

Subcomissão promove audiência regional

em Mostardas

Reprodução

Reprodução

A Subcomissão das Estradas Rurais da Assembleia Legislativa está realizando reuniões de trabalho para estruturar informações técnicas inexistentes no Estado sobre a importância das estradas rurais para municípios e para o conjunto do RS. Na próxima quinta-feira (10), às 18 horas, na Câmara de Vereadores de Mostardas, será realizada a primeira de uma série de audiências públicas microrregionais. O objetivo é tomar conhecimento da situação das vias a fim de elaborar um diagnóstico e propor encaminhamentos.

A Subcomissão foi proposta pelo deputado estadual Zé Nunes (PT) e aprovada pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa em maio deste ano. Terá prazo de 90 dias para debater, analisar e propor medidas referentes a esta problemática relevante para o desenvolvimento econômico e social dos municípios gaúchos. Ao longo deste período, serão realizadas reuniões técnicas, audiências públicas, escutas, diálogos com entidades, buscando a estruturação de propostas de uma agenda de futuro para ser tratada entre municípios, consórcios intermunicipais, regiões, governos estadual e federal e até mesmo parcerias internacionais, buscando a superação deste gargalo da atividade produtiva gaúcha.

“No atual momento de diminuição das funções públicas do Estado e de adesão do governo brasileiro à agenda de ajuste fiscal, as administrações municipais têm enfrentado severas restrições no orçamento público e grandes dificuldades para a manutenção e encascalhamento para dotar as estradas rurais, principalmente de regiões agrícolas, da infraestrutura necessária para o escoamento da produção, transporte de alunos, deslocamento de pacientes para unidades hospitalares e o trânsito das pessoas de maneira geral”, observa Zé Nunes.

Está contido no projeto de trabalho o sentido de que o RS possa desenvolver políticas públicas para cidades eminentemente agrícolas, que necessitam de um recorte diferenciado para localidades que têm, na atividade primária, especialmente a partir de agroindústrias familiares, cooperativas e até empreendimentos de economia solidária, a sua vocação econômica principal.

Texto: Denise Ritter (MTE 5584)

 

 

Publicado em 08/08/2017 às 15:20

Texto: Denise Ritter (MTE 5584)

BANCADA / zenunes

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Edegar Pretto

Presidente da Assembleia Legislativa

Edegar Pretto

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada