AÇÕES BANRISUL

Zé Nunes diz que recuo do governo

evitou erro e reforça mobilização pelo

caráter público do banco

Marcelo Bertani/Agência AL

Marcelo Bertani/Agência AL

O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público, deputado estadual Zé Nunes (PT), avalia que a decisão do governo estadual de adiar a venda das ações do banco evitou um equívoco e um péssimo negócio, já que nas últimas semanas o valor das ações sofreu desvalorização de 34%. Além disso, Nunes afirma que a medida é resultado da mobilização de deputados integrantes da Frente, entidades sindicais, banrisulenses e de todos que reconhecem a importância do Banrisul como instrumento de política financeira, pública, para os pequenos municípios e para a população gaúcha.

O parlamentar adverte, contudo, que é necessário intensificar as ações em defesa do caráter público da instituição e a coleta de 70 mil assinaturas ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular que visa anular a possibilidade de venda das ações. Ele defende que o Banrisul permaneça como banco público sob o controle e com maioria do capital nas mãos do Estado. “A situação financeira não pode ser justificativa para a liquidação do banco e de uma ferramenta que pode auxiliar muito no momento em que houver um governo interessado em implementar políticas de desenvolvimento, ausentes na atual gestão, que não apresenta políticas de desenvolvimento”, enfatiza.

O coordenador da Frente Parlamentar salienta que a intenção real do governo é vender empresas públicas lucrativas por conta de “uma incapacidade de gerir as finanças”. Desde março, o deputado vem alertando para a possibilidade de mudança do status do Banrisul, hipótese negada reiteradamente pelo Palácio Piratini.

Texto: Denise Ritter (MTE 5584)

 

 

Publicado em 06/12/2017 às 17:58

Texto: Denise Ritter (MTE 5584)

BANCADA / zenunes

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada