PESCA

Zé Nunes propõe debate sobre mortandade

de bagres na costa gaúcha

Assessoria Deputado Zé Nunes

Assessoria Deputado Zé Nunes

O deputado estadual Zé Nunes (PT) protocolou, na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, requerimento de audiência pública para debater e esclarecer os motivos da mortandante de peixes no litoral gaúcho. O pedido foi encaminhado depois que 25 toneladas de bagre chegaram à costa gaúcho, no último sábado (20).

Serão convidados para a audiência representantes dos governos federal e estadual, Ministério Público estadual e federal, colônias e sindicatos de pescadores, prefeituras, entidades de classe e movimentos sociais.

O pescado foi descartado por embarcações que realizavam pesca de arrasto, que é irregular, por temor da fiscalização, uma vez que um helicóptero sobrevoava a região. Segundo o deputado, esta é uma prática comum e só foi revelada porque o descarte foi feito em local que permitiu a chegada dos peixes ao litoral.

“O episódio reforça o que nós temos defendido há muito tempo: a necessidade de normatização da pesca na área de 12 milhas do nosso litoral”, afirma. Zé Nunes observa que a pesca do bagre está proibida no Rio Grande do Sul, porque a espécie está ameaçada de extinção. A decisão, no entanto, afeta apenas os pescadores artesanais, que têm equipamentos apreendidos e sofrem penalidades por pescar para garantir o sustento família. “Não é o pescador artesanal o responsável por colocar o bagre em risco de extinção e sim a pesca industrial de arrasto praticada por embarcações provenientes do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina”, afirma. O deputado ressalta que, além de prejudicar a pesca artesanal, esta atividade é nociva aos interesses econômicos do RS.

Texto: Denise Ritter (MTE 5584)

 

 

Publicado em 26/01/2018 às 14:13

Texto: Denise Ritter (MTE 5584)

BANCADA / zenunes

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada