METADE SUL

Zé Nunes realiza importante debate

sobre estiagem na Assembleia

Divulgação

Divulgação

Os prejuízos causados pela estiagem na Metade Sul do Estado pautaram representativa reunião na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, realizada na manhã desta quinta-feira (22). Estiveram presentes prefeitos, vereadores, órgãos estaduais e federais, além de deputados. Organizar uma pauta única, buscar recursos emergenciais no Ministério da Integração Nacional, sensibilizar o governo do Estado de forma que seja ativo no processo e adotar um planejamento de longo prazo e preventivo a catástrofes naturais, foram os encaminhamentos do debate.

O proponente do encontro, deputado estadual Zé Nunes (PT), defendeu que é preciso intensificar um esforço coletivo. “Precisamos somar esforços para constituir uma linha de encaminhamento sobre esta questão. Queremos que o Estado seja ativo na articulação junto ao governo federal”, declarou.

Segundo o vice-presidente da Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul), prefeito de Capão do Leão, Mauro Nolasco, 15 municípios estão consolidando seus decretos de emergência junto à Defesa Civil. “Já somamos prejuízos financeiros que chegam a R$ 500 milhões na região. Estamos tabulando os últimos dados com os devidos registros, para buscar apoio junto aos governos estadual e federal, explicou.

O prefeito de Chuvisca, Joel Santos, representando a região Centro Sul, disse que o município jamais passou por uma situação semelhante. “Em nossas principais produções que são gado, milho e leite já tivemos perda de 70%. Precisamos de união e ação, sob pena de perdermos a raiz do Estado, que é a agricultura”, avalia.

Representante da Emater informou que os prejuízos chegam a R$ 750 milhões em produção.

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)

 

 

Publicado em 22/02/2018 às 15:17

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)

BANCADA / zenunes

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada