SETOR LÁCTEO

Grupo de Trabalho é formado para evitar

mais prejuízos com a cadeia leiteira

Ronan Danemberg

Ronan Danemberg

No momento de profunda crise de uma das cadeias produtivas mais importantes do Rio Grande do Sul, o Grupo de Trabalho coordenado pelo deputado estadual Zé Nunes (PT), reuniu na manhã desta quarta-feira (21), parlamentares de diversas siglas, entidades, agricultores, representações regionais, universidade e órgãos do governo do estado e federal, debatendo de forma conjunta e unitária, a busca de consensos mínimos para evitar ainda mais prejuízos para agricultores familiares, cooperativas, e pequenas indústrias lácteas.

O GT foi instituído nas Comissões de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa. O grupo foi recebido no Palácio Piratini pelo chefe da Casa Civil, Fábio Branco, que pré-agendou audiência com representantes da cadeia leiteira e com as secretarias da Fazenda, da Agricultura e do Desenvolvimento Rural para a próxima segunda-feira, em horário a definir. Ficou definido ainda que representantes do GT realização reunião nos Ministérios de Comércio Exterior, da Agricultura, bem como com a Bancada gaúcha para tratar de crédito emergencial e financiamento, e buscar uma ação junto ao Ministério Público.

De acordo com o deputado Zé Nunes, estas ações são emergenciais e fundamentais, mas nada substitui a velha luta. “Não podemos ficar assistindo o desmantelamento de uma das principais cadeias gaúchas, precisamos ir à luta. É política de sobrevivência de um dos setores produtivo mais importante do RS”, avalia.

Entre as principais reivindicações, o Grupo cobra do governo federal um percentual superior ao que está sendo comprado do excedente de leite no mercado gaúcho. “O que foi comprado até agora não representa nem 2% da produção de leite. Além disso, é urgente a adoção de uma política de contenção das grandes multinacionais, que estão fazendo triangulação do leite que vem pelo Uruguai”, ressaltou o deputado Jeferson Fernandes. Ele contou que o representante do Ministério da Agricultura presente à reunião negou a existência de indícios desta triangulação, porém, não apresentou nenhum documento que comprove a afirmação.

Para Jeferson, a situação dos produtores leiteiros é gravíssima, pois atinge o setor que responde por 19% do PIB do RS. Por isso são necessárias ações mais enérgicas na proteção ao segmento. “Cerca de 18 mil famílias estão em falência e 25 mil já teriam abandonado a produção leiteira. São agricultores familiares, cooperativas e pequenas indústrias lácteas que enfrentam uma concorrência desleal”, frisou.

O deputado Altemir Tortelli lembrou que o leite assegura a renda da maioria dos pequenos e médios municípios gaúchos e que a prolongada crise de preços dos lácteos impede que os agricultores quitem contas e dívidas de financiamentos. Na opinião de Tortelli, as ações dos governos estadual e federal estão muito aquém do que é necessário para debelar a crise. “Não podemos assistir ao desmonte de uma construção social e econômica de décadas sem protestar, temos que transformar o desespero e a desesperança em indignação e luta”, afirmou.

Conforme o Relatório Socioeconômico da Emater - 2017, a produção gaúcha do leite ultrapassa os 4,5 bilhões de litros/ano. A agricultura familiar representa 95% da cadeia, que está presente em 100 mil propriedades. Estima-se que 25 mil famílias já tenham abandonado a atividade, que responde por 9% do PIB do Estado.

Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867) com informações dos mandatos

 

 

Publicado em 23/02/2018 às 15:44

Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867) com informações dos mandatos

BANCADA / jeferson / tortelli / zenunes

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada