ESTIAGEM NO SUL

Parlamentares do PT exigem mobilização

imediata no Governo do Estado contra a seca

Ronaldo Quadrado

Ronaldo Quadrado

Os prejuízos causados pela estiagem na Metade Sul do Estado pautaram representativa reunião na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, realizada na manhã desta quinta-feira (22). Organizar uma pauta única, buscar recursos emergenciais no Ministério da Integração Nacional, sensibilizar o governo do Estado de forma que seja ativo no processo e adotar um planejamento de longo prazo e preventivo a catástrofes naturais foram os encaminhamentos do debate, em que estiveram presentes prefeitos, vereadores, órgãos estaduais, federais e parlamentares.

O proponente do encontro, deputado estadual Zé Nunes (PT), defendeu que é preciso intensificar um esforço coletivo e que o Estado deve ser ativo na articulação junto ao governo federal. Já o vice-presidente da Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul), prefeito de Capão do Leão, Mauro Nolasco, citou que 15 municípios estão consolidando seus decretos de emergência junto à Defesa Civil. De acordo com ele, os prejuízos financeiros chegam a R$ 500 milhões na região. Um representante da Emater informou que os prejuízos em produção chegam a R$ 750 milhões.

Na reunião, um dos parlamentares do PT, o deputado Altemir Tortelli sugeriu a realização de audiência entre deputados e movimentos sociais para a elaboração de uma pauta unificada de ações emergenciais para o combate aos efeitos da estiagem na Metade Sul do estado. Tortelli lembrou que experiência semelhante foi bem sucedida durante o governo Tarso Genro, quando foram adotadas ações combinadas, articuladas e com centralidade no poder Executivo.

O ex-secretário de Agricultura no governo Tarso Genro, deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) defendeu políticas emergenciais dos governos estadual e federal, mas sugeriu, também, a criação de uma comissão de deputados para formular e propor uma política estrutural e de longo prazo contra a seca no estado. Disse que “todos os governos enfrentam este problema, mas ainda não conseguimos estruturar uma política permanente capaz de enfrentar estas estiagens, que são prejudiciais e periódicas em nosso estado”.

A deputada Miriam Marroni (PT) participou da reunião e relatou que 15 dos 23 municípios da Região Sul já encaminharam processo de situações de emergência. “Só em Pelotas, 42% da safra de milho já foi perdida, assim como 18% da safra de soja”, relatou. Por isso, disse a parlamentar, “independente de partido, precisamos unir forças para buscar uma solução junto ao Governo Federal nos próximos dias”.

Audiência

Junto com uma representação dos movimentos sociais ligados a agricultura familiar da região Sul do estado, o deputado e ex-presidente da Assembleia, Edegar Pretto (PT) levou à Casa Civil, no Palácio Piratini o problema enfrentado com a seca no sul do Estado. O parlamentar havia participado da reunião no Legislativo sobre o tema, quando defendeu a imediata as reivindicações dos movimentos sociais atingidos pela estiagem.

Prefeitos, vereadores e integrantes da Via Campesina relataram na Casa Civil a calamidade que os municípios das regiões Sul, Campanha e Costa Doce estão sofrendo com a seca. Queda na produção de leite, perda de plantações, animais morrendo de fome e, consequentemente, afetando na renda dos agricultores e agricultoras familiares. A comitiva entregou uma série de demandas para que o Governo do Estado coordene uma ação e busque recursos para amenizar a situação destas famílias, como pedido do decreto coletivo de situação de emergência, anistia de dívidas, cesta básica para famílias em situação de vulnerabilidade, alimento para os animais, poços artesianos, redes de água e óleo diesel para prefeituras.

Texto: Roger da Rosa (MTE 6956) com assessorias dos mandatos

 

 

Publicado em 23/02/2018 às 15:59

Texto: Roger da Rosa (MTE 6956) com assessorias dos mandatos

BANCADA / edegarpretto / mainardi / miriammarroni / tortelli / zenunes

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada